SEREMOS RESISTÊNCIA

SEREMOS RESISTÊNCIA. Eleição decidida. Bolsonaro presidente, Dória Governador de SP, Witzel Governador do RJ, Zema Governador de MG… O Brasil decide eleger o autoritarismo que abertamente usa discursos de ódio. E, hipocritamente, diz que Bolsonaro não fará os absurdos que decorrem logicamente de suas falas e do que parte de seu eleitorado faz… o que vale para Governadores que quiseram se aproximar dele para ganhar votos…

SEREMOS RESISTÊNCIA. Digo mais. Quem vota em candidato de discursos de ódio e ideologia fascista, equipara-se a tudo isso. Não interessa se votou “apesar de”, por seu ódio antipetista e antissistema, pois votou nisso também. Haddad desautorizou Dirceu e nem de longe está entre os “radicais do PT”, como seu Governo na cidade de SP bem prova (diminuiu deficit, criou Controladoria Geral do Município contra corrupção etc), radicais estes que passaram bem longe dos Governos Lula e Dilma também. Mas o ódio cego de vocês reforça os tempos de pós-verdade com escárnio argumentativo quando vocês fecham os olhos a tudo isso. O voto de vocês faz quem profere tais discursos se sentir legitimado, como o nefasto grito “Oh Bicharada, toma cuidado, Bolsonaro vai matar viado” (SIC), que o cidadão em questão, ao que me consta, não teve a mínima preocupação em deslegitimar… O que esperar de alguém que, em entrevista de 1999, falou em fechar o Congresso, em continuar o que a Ditadura Militar começou, matando uns 30 mil, inclusive o então Presidente FHC, que já se disse homofóbico com muito orgulho, que tratou quilombolas por “arroba” e dizendo que não serviam nem para procriar, alguém cujo vice fala da beleza do neto como “branqueamento de raça” (tese de um racismo gigantesco)… Agora, realmente, sabemos como o Nazismo se elegeu na Alemanha – pela cegueira deliberada…

SEREMOS RESISTÊNCIA. Esses fogos e buzinas que ouço, em Vila Olímpia e Moema, se referem à comemoração pela eleição de um inepto, que nada de bom fez em quase 30 anos de Congresso Nacional, e que tem na sua conta diversos discursos de ódio. Vocês foram, simplesmente, deploráveis nessa atitude. “Então é assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso” (Star Wars 3, Padmé Abdala – se há livro “Star Wars e a Filosofia”, posso fazer a analogia também). Obviamente, quero estar errado e, precisamente por isso, lutarei contra isso. Vamos ver o que quem votou no cidadão bolsonárico “apesar de” tudo que ele, seu vice e parte de seu eleitorado falaram vão, efetivamente, fazer algo contra ele. Eu farei – via luta política e jurídica, claro.

SEREMOS RESISTÊNCIA. Fico muito Feliz de estar no outro lado de vocês, que elegeram Bolsonaro presidente e outros que se aproximaram dele. Meu lema é “Democracia acima de tudo, Direitos Humanos acima de todos”, ao contrário do lema anti-liberal e teocrático do candidato de vocês (vide meu artigo, no Justificando: “Lema de Bolsonaro, também usado no Nazismo, viola nossa Era dos Direitos”).

SEREMOS RESISTÊNCIA. Tenham esperança, caríssimos(as). Tempos nefastos se avizinham, então temos, mais do que nunca, nos manter unidos(as). Grupos de apoio têm sido criados país afora entre pessoas de esquerda desde o fim do primeiro turno. É algo fundamental, nos mantermos próximos(as) de aliados(as). Não aceitemos provocações e tenhamos mais atenção, mas NÃO DEIXEMOS DE VIVER! Viro estatística, mas não volto ao armário. E isso vale não só para a comunidade LGBTI+. Continuemos vivendo e reivindicando o respeito a nossos corpos, nossas individualidades, nossas ideologias. Reivindicando aquilo que é o basilar da vida em sociedade, a TOLERÂNCIA. Não “implorando”, exigindo-a mesmo. Denunciando abusos (muitas vezes, criminosos, caso no qual faça-se a denúncia nas delegacias e processe-se no âmbito cível por indenização por danos morais). Exija-se também RESPEITO, que, mais que tolerância, demanda tratar como igual, ainda que se discorde. E respeito não impede de criticar duramente, de forma respeitosa. E se ofensas vierem e forem inevitáveis, lembre-se que o Código Penal diz que injúrias (ofensas) recíprocas são impuníveis (!), pode haver processo, mas é o que diz a lei.

SEREMOS RESISTÊNCIA. Se dizem que estaríamos “exagerando”, que “as instituições” conterão Bolsonaro e afins, então cobremos isso das instituições. Vamos ver se funcionarão também ou se acovardarão. A grande maioria não tem condições de fugir do país, então lutemos para que não seja necessário, enquanto possível for lutar.

#SeFereMinhaExistênciaSereiResistência
#DemocraciaAcimaDeTudo
#DireitosHumanosAcimaDeTodos
#EmLutoEnaLuta
#RespiraçõesProfundas

(Postagem Prévia – 22.10.2018)

Segue artigo de minha autoria no Justificando – o Portal da Esquerda Jurídica Progressista desse país (💖), sobre o perigo que o próprio lema de Bolsonaro gera (“Lema de Bolsonaro, também usado no Nazismo, viola nossa Era dos Direitos”): <http://www.justificando.com/2018/10/22/lema-de-bolsonaro-tambem-usado-no-nazismo-vai-contra-nossa-era-dos-direitos/?fbclid=IwAR08Yfk7Zs_5Ix1Xab__wCjjn_tfZqnbtY6h2Nue4f22P_QLgm5vII7X5Xo>

Enfim. Todos os indícios estão aí (vide falas dele e do vice, bem como ações de parte de seu eleitorado, com links comprobatórios, no artigo). Só não vê quem não quer, pura e simplesmente. Depois não digam que não avisamos. Assumam a responsabilidade por seu deplorável voto (sei que muites votam “apesar de…” isso ou aquilo, mas votam sabendo que tem “isso ou aquilo”, então isso não muda nada…). Mas, como sabemos que não assumirão, a nuvem de prints está sendo atualizada (😈), pra depois não dizerem que “não sabiam”…

Como tenho dito, povo deve achar que Hitler fez propaganda eleitoral prometendo antissemitismo, campos de concentração e “solução final”… não, não teve nada disso, as coisas foram simplesmente acontecendo de forma dissimulada… e obviamente quero crer que eu esteja errado na “história profética” que faço (leiam o artigo, rs). Que fique claro, evidentemente espero, mesmo, que ações “nazistas” ou “autoritárias” em geral não sejam tomadas em eventual governo bolsonárico – contudo, indícios e semelhanças assustadores(as) estão aí, de forma muito clara (cf. artigo, que o demonstra em respeitosa forma acadêmica, embora obviamente crítica). Só não vê quem tem cegueira deliberada… Pois por muito menos se fala que PT geraria “venezuelização” do país, embora nada nos governos Lula e Dilma isto indique (ambos bem afastados dos chamados “radicais do PT). E, como bem diz o renomado Professor Conrado Hübner Mendes, em artigo citado neste meu, o risco de venezuelização que existe é pela direita bolsonárica…

Mas lutemos contra tudo isso, claro! A esperança é sempre a última que morre. E lutemos mesmo se o cidadão em questão deploravelmente ganhar. Porque eu viro estatística, mas não volto pro armário (como já vi dizer-se) nem deixo de lutar… Não é unicamente por mim, mas é também por mim essa luta (por todas as minorias e grupos vulneráveis, pela Democracia e pela universalidade dos direitos humanos). Por isso o maravilhoso lema: “Democracia acima de tudo, Direitos Humanos acima de todos”, sempre.

#NaveMãeSOCORRO
#RespiraçõesProfundas
#CherADeusaNosProtejaIlumineEGuarde

(Postagem Prévia – 21.10.2018)

“Basta um soldado e um cabo para fechar o STF, disse filho de Bolsonaro”: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/basta-um-soldado-e-um-cabo-para-fechar-stf-disse-filho-de-bolsonaro-em-video.shtml>

COMENTÁRIO. Vai vendo… depois não digam que não avisamos… Quero ver repúdios idênticos aos a Lula quando a divulgação ilícita de seu áudio com Dilma revelou sua fala de “Judiciário acovardado”… pelo visto vou esperar sentado, já que (salvo engano) não teve isso com a fala de Jucá sobre o “grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo”…

#NaveMãeSOCORRO… #VemMeteoro
#RespiraçõesProfundas

 

(Postagem Prévia – 20.10.2018)

O lema “Democracia acima de tudo, Direitos Humanos acima se todos” representa minha posição de vida. Sempre. Logo, também nas eleições de 2018. Belíssima sacada de quem criou esse lema em prol da democracia e dos direitos humanos, pressupostos da vida em sociedade que são.

Para artigo de minha autoria sobre o tema, demostrando como o tema “Pátria acima de tudo, Deus acima de todos” viola o respeito aos direitos individuais e ao pluralismo social, vide: http://www.justificando.com/…/lema-de-bolsonaro-tambem-usa…/

Para belíssimo artigo do Professor Conrado Hübner Mendes sobre o tema: https://epoca.globo.com/…/pib-pibb-rumo-venezuela-pela-dire…

Para declaração de voto-crítico em Haddad: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1854430214591984&set=a.644377702263914&type=3&theater – que ora transcrevo:

“Postando de novo declaração de voto CRÍTICO, com nova foto, porque as cores da bandeira do Brasil não é propriedade de fascistas e/ou pessoas coniventes com discursos de ódio por seu antipetismo cego… declarar voto no inominável demonstra não ter apreço incondicional por tolerância – e mesmo democracia e direitos humanos… Lutamos porqueamamos nosso país e não o queremos vítima do fascismo que o inominável representa, reconheça ou não…

“Não há dúvida nesse segundo turno. Não a quem tem compromisso com direitos humanos e a democracia. PT não se ajuda, não faz a necessária autocrítica, tem militantes sectários etc. Sempre critiquei o PT, à esquerda, e não voto nele desde 2010 (só PSOL e anulei nos segundos turnos de 2010 e 2014). Petista me chama de “tucano” e tucano me chama de “petista” (e psolista me acha “direitoso”!), é a história da minha vida (centro-esquerda reformista, de bem-estar social, que sou). Sou independente e critico todos quando acho que merecem críticas. Mas PT está no campo democrático. Quem não gosta e acha partido demagogo e populista (sic), mil vezes isso ao candidato da apologia à Ditadura Militar, aos discursos de ódio, que falou em campo de refugiados em Roraima na crise migratória (“campo de…” lembra o que mesmo?!), do vice que fala em “autogolpe”, “Constituição sem Constituinte” (sem povo, feita por “notáveis” e submetida a referendo no todo, antidemocraticamente não se discutindo artigo por artigo), de “intervenção militar” em caso de anarquia (convenientemente não explicando exemplos hipotéticos) etc. Candidato que faz grupos neonazistas e afins se sentirem “legitimados” (vide o nefasto grito “oh bicharada, toma cuidado, o Bolsonaro vai matar viado”, deploravelmente difundindo-se…). Candidato confessamente inepto, reconhecendo que nada entende de economia, chamando seu economista de “posto ipiranga” (mas desautorizando-o aqui e ali quando lhe convém…), que nada fez por segurança pública nos quase 30 anos como deputado federal pelo RJ (sua suposta agenda) nem por nada mesmo. Sem falas nefastas como as bolsonáricas, muita gente absurdamente “acha” que PT levaria Brasila “ditadura bolivariana (venezuelana)” (SIC!), um escárnio ante o caráter macroeconômico neoliberal dos governos petistas, a despeito do pequeno mas importantíssimo avanço nos direitos sociais (e governos petistas nunca tolheram liberdade de Polícia Federal, Ministério Público, Procuradoria-Geral da República etc, ao contrário do que ocorria com o antigo “engavetador-geral da república”…). Mas fecha-se os olhos, relativizando, a essas declarações e claros indícios de pretensões ditatoriais dessa chapa de ideologias nefastas…

Quem tem um mínimo de apreço ao valor da tolerância (nem do respeito, mas o mínimo de tolerância mesmo) e aos direitos humanos em geral não tem como, coerentemente, não votar contra #boZonaro, logo, não tem como não votar em Haddad… Negar o caráter nefasto dessa candidatura bolsonárica é CEGUEIRA DELIBERADA, por todo o exposto. Pura e simplesmente. PARADOXO DA TOLERÂNCIA. Tolera-se tudo, menos o intolerante, por este querer destruir a tolerância para generalizar ditatorialmente sua intolerância. Algo que deveria ser evidente nos direitos humanos e está expresso no famoso “Tratado sobre a Tolerância”, de Voltaire (ao combater o fanatismo religioso e lutar por tolerância religiosa), livro este muito citado, mas pelo visto pouco lido…

#PelaDemocracia
#PelosDireitosHumanos
#PelaTolerânciaAoPluralismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: