Parada do Orgulho LGBTI+ de 2018 – discursos políticos

Com muito atraso, transcrevo aqui minha postagem do Facebook do dia 03.06.2018, na qual transcrevi os discursos politicos da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo:

“Tchaka Rainha arrasando no discurso de abertura da Parada LGBTI+ de SP! Afirmação identitária de todos os segmentos da sigla, gritos de FORA, TEMER (!), protesto contra assassinatos de Marielle e Anderson (com discurso de Mônica, esposa de Marielle), homenagem à nova edição do maravilhoso clássico de João Silvério Trevisan sobre a história da homossexualidade no Brasil (“Devassos no Paraíso”). Fervo também é luta! Mais Político que isso não há! “Um ato de resistência”, conforme Mônica (companheira de Marielle), pelo Brasil ser o país que mais mata LGBTI no mundo – “nossas vidas importam, nossas vidas existem e vamos continuar amando sem temer! Temos que vir pra rua fazer festa, mas também pra fazer Revolução, isso aqui é Revolução. Marielle é mulher negra e lésbica, foi assassinada por todas as bandeiras de direitos humanos que defendia. Por mais nenhum LGBTI+ assassinado, nossas vidas importam, vamos continuar na luta!” (Mônica)

“São 22 anos ocupando a Avenida Paulista, mostrando que LGBTIs existem! Tem intersexual, tem travesti, tem viado, tem lésbica! Meu cu é laico! Marielle está em todos os nossos corações e ideais! Marielle Presente, Hoje e Sempre!” (Irina Karla Lula Bacci, histórica militante feminista lésbica).

“Estamos aqui contra a violência, contra a discriminação, a favor da tolerância e da liberdade. Grande Parada pra todos nós. Grande abraço” (Vereador Gilberto Nataline – PV/SP – “é nosso, porque apoia a causa, algo muito difícil atualmente” – Tchaka Rainha)

“Salve SP! A maior Parada LGBTI do mundo! Feliz por voltar aqui uma vez mais, beijo e abraço a todas e todos. Metade da população é mulher e negra, mas não chega a 10% no Congresso Nacional. A comunidade LGBTI está em todo Brasil. É muito importante a festa, mas temos que pensar na democracia, pra que o Parlamento represente todo o Brasil. Viva a Parada LGBTI de SP!” (Deputado Federal Orlando Silva – PCdoB)

“É um momento de alegria e dança, mas também de resistência. Não queremos mais morte da população LGBTI. A gente quer o amor, viva a diversidade e o amor. Viva a Parada LGBTI)” (Vereador Toninho Vespoli)

“Bom dia SP/Brasil. Temos vergonha do golpe, da Desigualdade, das mortes da população trans e LGBTI. Muito orgulho, nenhuma morte a mais, nenhum direito a menos! Viva a Parada LGBTI!” (Manuela D’Ávila, candidata à Presidência pelo PCdoB)

“Quero receber em SP a população LGBTI, SP a cidade mais amiga. No Congresso Nacional, não podemos mais aceitar a Bancada Fundamentalosta, que não quer admitir discutir gênero na educação. Nao podemos aceitar o “escola sem partido”. Queremos liberdade de gênero e respeito à orientação sexual. Marielle vive, Lula livre!)
(Deputado Paulo Teixeira)

“Venho trazer solidariedade. Sou relator que vai qualificar como crime a homofobia. Por isso, preciso do apoio para vencer a batalha no Congresso homofóbico. Precisamos construir país inclusivo e de respeito à diversidade. Parabéns pela festa, mas é momento de reflexão, pois Brasil é o país que mais mata LGBTI. Marielle vive, Lula Livre” (Deputado Tato)

“Deus abençoe a todos. Aplauso a todas as religiões presentes nessa avenida. Intolerância religiosa ninguém suporta mais. É muito bonito, maravilhoso, a gente assistir esse evento, é a maior Parada do mundo. Entretanto, Brasil é o país que mais mata LGBTI, travestis, transexuais. Precisamos ter política pública, pra que a segurança proteja essas pessoas. Quando você faz declaração de preconceito, você está contribuindo para que as pessoas seja mortas e excluídas. Todas as pessoas são iguais. Sou mulher negra, a segunda a ser eleita em SP. Poder para o povo preto LGBTI (x3). Marielle Franco, Presente! Que Deus abençoe vocês! Não tenham vergonha de nada vocês são maravilhosos e acima de tudo cidadãos brasileiros!” (Leci Brandão, cantora e Deputada Estadual de SP)

“Quero trazer todo meu apoio a essa manifestação de carinho, amor, solidariedade. Estamos aqui pra combater preconceito, discriminação, intolerância. Ouvimos a Levi Brandão, orgulho dela ser minha líder na ALESP. Estamos aqui pra exigir criminalização da homofobia, combater todos políticos que promovem intolerância e ódio. Todo meu apoio e solidariedade. Amar sem temer, amar sem Temer! Fora, Temer!” (Gustavo Peta, deputado estadual da ALESP)

“Marielle, Presente! Lutadora pelos vulneráveis, negra, socialista. Estamos aqui pra lutar contra a discriminação, esse governo que está aí é dos ricos, intolerantes, preconceituosos. Apoiamos as LGBTI! FORA, TEMER! Essa é a luta do povo Brasileiro pela igualdade social, de gênero, contra qualquer tipo de discriminação. Por isso que Marielle morreu. Deixo abraço público a Mônica, sua companheira, que nos brinda com sua presença. Viva Marielle Franco, viva igualdade, fora discriminação, fora preconceito. Parabéns a todos que se mobilizam”
(Ivan Valente, Deputado Federal pelo PSOL)

“Sou do interior, católica, mas espaços públicos não são lugares de expor fé, Câmara de Vereadores é lugar de defender a Constituição. Maior Parada do Mundo, mas somos país que mais mata LGBTI do mundo. Preto é gente, LGBTI é gente. Lutamos pela igualdade”. (Vereadora Tainara)

“Prazer vê-los aqui de novo, ano passado também estive aqui abrindo, quis repetir a dose, maravilhosa a energia de vocês, colorindo a Avenida Paulista. Falaram tudo que tem que ser dito, mas temos que falar que a luta LGBTI é antiga, muita coisa tá mudando, mas muita coisa tem que mudar. Não podemos aceitar que a LGBTIfobia continue matando. Que o amor se multiplique e seja diverso. Aproveitem, divirtam-se, dancem. Tem muita coisa boa pra acontecer, tô junto com vocês nessa luta, vamos respeitar a diversidade nesse país múltiplo, plural” (Fernanda Lima, apresentadora e madrinha da Parada, vestindo as cores da Bandeira Trans)

“Nosso voto é nossa voz. Somos trans e queremos respeito. Um beijo pra SP, Brasil e LGBTI” (Bruna Valim)

“Vamos beijar muito, vamos namorar, ser feliz, que o ódio se contraste com amor. Não queremos destruir família de ninguém, queremos construir a família nossa, da nossa forma, do nosso jeito. Nosso poder é o voto, temos que combater o fascismo, o nazismo, a extrema direita. Seja cabo eleitoral da diversidade, da igualdade. Não podemos eleger candidatos fascistas. Juntos pela democracia. Um grande beijo da Aliança Nacional LGBTI+. Parabéns pelo sucesso dessa organização. Um grande beijo onde vocês quiserem, beijão, beijem muito!” (Toni Reis, Presidente da Aliança Nacional LGBTI)

“UNA vem mais um ano nessa grande mobilização de luta e resistência. Brasil lamentavelmente é país que mais mata nosso segmento, nossa comunidade. Temos que estar na luta, em defesa de nossos direitos e políticas públicas. Contra violência. Contra retirada de direitos sociais. Populações mais vulneráveis são a negra e LGBTI. Compromisso com nosso povo e nossas bandeiras. Precisamos que país seja de fato civilizado e que valorize de fato a diversidade. Parabéns pela luta. Marielle, Presente! Valeu galera, muita luta!” (UNA/LGBT)

“Boa tarde povo lindo colorido! Tô muito orgulhosa em representar comunidade de pessoas com deficiência. Agradeço APOLGBT. Prestem muita atenção a candidatos que apoiam pessoas com deficiência. Nosso voto é a nossa voz” (Vitória, pessoa com deficiência auditiva do RJ)

“EU BEIJO HOMEM, BEIJO MULHER, TENHO DIREITO DE BEIJAR QUEM EU QUISER” (Tchaka Rainha – canto já clássico em Marchas LGBTI)

“We’re here, we’re queer, Deal with it!” (“Estamos aqui, somos diferentes, lide com isso”)”.

Fonte: <https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1675299619171712&id=100000750693790&gt; (último acesso: 08.07.2018)


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: